quarta-feira, 2 de junho de 2010

JORNAL DO QUEIROZ FILHO




Edição Especial – Copa do Mundo




Edição Online – junho de 2010

HISTORICIAR

                                                             ÁFRICA DO SUL

                   A República da África do Sul é um dos 54 países do continente africano, situado no seu extremo meridional, na confluência dos oceanos Atlântico e Índico. Possui uma área de 1.219.090 quilômetros quadrados e uma população estimada, em meados de 2009, em 49 milhões de habitantes, com a seguinte composição: 12% de brancos; 8,5% de mestiços euro-africanos; 2,5% de asiáticos; e 77 de negros de diferentes grupos étnicos, distribuídos por nove províncias. Possui três capitais: a Executiva, Petrória; a Legislativa, Cidade do Cabo; e a Judiciária, Bloemfontein. Em suma um país com grande variedade de culturas, crenças e línguas. Em virtude dessa diversidade, a África do Sul costuma ser referida como a Nação Arco-Íris.
E o país mais desenvolvido de todo o continente africano, o que se deve, sobretudo, às extraordinárias reservas minerais em seu subsolo. Possui uma avançada infraestrutura industrial. É autossuficiente em produtos agrícolas. O país também possui importantes criações de bovinos, aves, caprinos e ovinos, além do grande desenvolvimento da pesca. Tudo sem contar a indústria do turismo, calcada, sobretudo, nos famosos safáris. Em suma, da mesma forma que o Brasil, é um país em franco desenvolvimento, com suas peculiaridades culturais e contrastes. No entanto, faz-se necessário destacar que sua história abrange passagens dolorosas. Falamos dos massacres de Sharpevilli e Soweto, do regime de apartação racial, da violência, do desemprego e da epidemia de AIDS. Para saber mais sobre esse País e sua história, acesse: www.brasilescola.com.


(Fonte: Revista do Professor Carta Fundamental, Edição de Fevereiro de 2010 – nº15)


ESPORTE

                                           COPA DO MUNDO 2010

             Agora, no mês de junho, teremos a maior festa do futebol mundial. A Copa do Mundo 2010 será disputada pela primeira vez no continente africano e quem abrigará a festa será a África do Sul. O país receberá as 32 seleções que se classificaram nas eliminatórias de seus respectivos continentes. Apenas dois países não precisaram passar pelas eliminatórias continentais: a Itália, por ter sido a última campeã mundial e a seleção da África do Sul, por ser a anfitriã do torneio.
            A seleção brasileira, única que participou de todos os mundiais, está na chave com as equipes de Portugal,Coréia do Norte e Costa do Marfim. O mundial terá início dia 11 de junho. O primeiro adversário do Brasil será a Coréia do Norte, dia 15, às 15h30min, em Joanesburgo. No dia 20, a seleção canarinho enfrenta a Costa do Marfim, no mesmo horário. Para fechar a primeira fase, no dia 25, na cidade de Durban, às 11h, a seleção brasileira enfrenta Portugal.


         Para saber mais sobre a Copa, participar dos concursos Tematização de Rua, Torcida Criativa, Com qual jogador você se parece, Torcida mais animada, Grito da Copa e Meu Gol de Ouro, acesse o site www.torcidapanini.com.br e se divirta a valer!


CURIOSIDADES

Os momentos e fatos mais curiosos sobre a história das Copas

A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA (Federation International Football Association).


A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pode ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.

Nesse mesmo campeonato, um jogador chamou a atenção de todos. O uruguaio Héctor Castro não possuía uma das mãos. Em função deste problema físico e de sua habilidade com a bola no pé, ganhou o apelido de "o divino manco".

Entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.

A primeira Copa do Mundo de Futebol a ter um mascote foi a de 1966, na Inglaterra. Era um leãozinho chamadoWillie.

A Copa do Mundo do México (1970) foi a primeira a ter as partidas transmitidas pela televisão.

A Tunísia foi o primeiro país da África a vencer uma partida pela Copa do Mundo. Os tunisianos venceram os mexicanos por 3 a 1 na Copa do Mundo da Argentina (1978).

Na Copa do Mundo do México (1986) os brasileiros ficaram surpresos antes do jogo entre Brasil e Espanha. Em vez de tocar o Hino Nacional Brasileiro, tocou o Hino à Bandeira.

Na final da Copa do Mundo de 1990, na Itália, o árbitro esqueceu-se de olhar o tempo no relógio, e o primeiro tempo chegou aos 53 minutos.

Os cartões vermelho e amarelo foram utilizados pela primeira vez em Copas do Mundo em 1970, no México.

AGENDA


08/06 – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

12/06 – Concurso de Soletração
22/06 – Prova da Cidade (Língua Portuguesa)
23/06 – Prova da Cidade (Matemática)
28/06 – Festa Junina
01/07 – Reunião de Pais
05/07 – Início do Recesso Escolar (Férias)
20/07 – Volta às aulas

ATENÇÃO!



AULAS DE REFORÇO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA PARA O FUNDAMENTAL I JÁ COMEÇARAM!


PROFESSORA RESPONSÁVEL – FABÍOLA F. QUAGLIO




DICAS DE FÉRIAS

Visite o Museu do Futebol!

               Neste ano de Copa do Mundo, nada melhor do que ficar por dentro da história das copas e do futebol brasileiro. Para ficar bem interado do assunto, visite o Museu do Futebol. É um museu moderno, foi idealizado para ser um museu – escola é aconchegante, lúdico, divertido e interativo. Ao visitar o museu, entramos em contato com a história do Brasil no século XX e descobrimos por que amamos tanto o futebol. Esta iniciativa recupera um patrimônio histórico, o Estádio do Pacaembu, inaugurado em 1940.

Então, convide a sua família e vá conhecer um dos mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo!

Museu do Futebol
Estádio do Pacaembu
Fone: 3664-3848
Site – www.museudofutebol,org.br
INGRESSOS:
Inteira R$ 6,00
Estudantes e idosos R$ 3,00
Prof.ª Fátima Évora (História)





DICAS DE FÉRIAS - EQUIPE DO JQ

A Equipe do Jornal também selecionou uma porção de coisas bacanas para a galera fazer nas férias de julho.


Em dias de sol, nada melhor que um passeio ao ar livre. Nossa cidade possui uma infinidade de jardins, parques e praças que podem ser uma boa opção: Jardim Botânico, Zoológico, Parque do Carmo, Parque Ecológico, Parque do Ibirapuera, entre outros. Agora, se os dias forem frios e chuvosos, que tal um cinema? Excelentes filmes estarão em cartaz. Vale lembrar que estudante paga meia! Outra alternativa barata e divertida é o cinema em casa: alugue um bom filme, chame os amigos, faça uma pipoca e a diversão estará garantida! Outras ótimas opções são: o Aquário de São Paulo, a Estação Cata-Vento, o Museu da Língua Portuguesa etc. Agora, se não der para sair, navegue pela internet, a variedade de sites de jogos é incrível! Ah! Mas não deixem de experimentar a leitura de um bom livro. Assim, certamente, vocês poderão conhecer diferentes pessoas, lugares e histórias mesmo sem saírem de casa!

Para a criançada uma boa pedida são as tradicionais brincadeiras infantis. Em casa, na rua, ao ar livre, não importa o local, mas sim a animação! Pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, brincadeiras de roda, brincadeiras de faz-de-conta, isso tudo pode fazer de suas férias algo pra lá de especial!

Falando em especial, seguem algumas sugestões de sites, filmes e livros que poderão ser uma ótima opção para essas férias!

Sites de jogos

www.atividadeseducativas.com.br

www.smartkids.com.br

www.discoverykidsbrasil.com

www.fulano.com.br

www.rachacuca.com.br

Sites de entretenimento

www.quemgostoudopasseio.com.br

www.aquariodesaopaulo.com.br

www.cataventocultural.org.br

www.acontecaeventos.com.br

Livros

“Maluquinho por bichos”, Editora Globo. “Menina das estrelas”, da editora Melhoramentos. Autor: Ziraldo.


“Clarice Bean tem um problema”, “Clarice Bean, não olhe agora!” e “Tipo assim, Clarice Bean”, Editora Ática. Autora :Lauren Child.


“O Estudante”, Global Editora. Autora: Adelaide Carraro.

GRÊMIO ESTUDANTIL

    
     De 18 a 20 de maio fora realizada a campanha eleitoral para a reativação do Grêmio Estudantil de nossa escola. Concorreram as chapas “Estudante Juvenil”, “Ensinando de Forma Criativa” e “Partido de Pré-Adolescentes”. No dia 21, tivemos a Eleição. “Estudante Juvenil” fora a chapa vencedora com 414 votos. Verifiquem no quadro abaixo os resultados:

1º lugar: Estudante Juvenil – 414 votos



2º lugar: Ensinando de Forma Criativa – 207 votos


3º lugar: Partido de Pré-Adolescentes – 58 votos


Votos nulos: 02


Votos brancos: 01

POEMAS E CRONICAS

RETRATO DE MÃE

Nenhum outro momento

Traz em si a mesma ternura

Desse doce murmurar

Que nos lábios da criança,

Sem nenhuma dissonância,

Uma única palavra principia a falar.



Primeira palavra entoada

Para a mãe, mulher amada,

Que atravessa madrugadas,

Sempre acordada,

Para o sono do filho velar.



De olhar doce e bondoso

Esse ser generoso,

Confidente e confessor,

É o artífice zeloso

Da construção do amor.



Nos momentos de alegria,

Que a rotina da vida dosou,

Sobram lágrimas contidas,

Sabor salgado da vida,

Vida sofrida que o tempo criou.



Saiba, Oh! Mãe querida,

Amor que nos deu a vida,

Que nada tem mais valida,

Que a guarida do seu amor.



Alencar Pimentel



ESPAÇO PROFESSOR





 Professora Rosana Luzia Arraia – Fundamental I

Trabalho com poemas – Produção de um poema coletivo para o dia das mães.
Objetivos do trabalho:
 Apreciar poemas lidos ou recitados;
 Identificar elementos da organização interna do poema como versos, estrofes e rimas;
 Produzir novo poema a partir de modelos.




Professor Marcelo Marconato de Carvalho EJA (geografia)

Uma grata descoberta

“ Do cotidiano da sala de aula, dos conteúdos trabalhados, a aluna Janine da Silva Jasiulzwecz, 3ºA-EJA, já começa a rascunhar de forma diferenciada e sensível seus poemas.”

Confiram aqui uma de suas obras!


UM DIA CHEIO DE BELEZA

Fomos presenteados por mais um dia cheio de beleza
O sol despedia-se
Escondendo-se por entre as colinas perfumadas e montanhosas
Desenhando reflexos roxos casados com raios amarelados
Caindo a um vermelho que ocasionava certo deslumbre que prendia a presa entre árvores selvagens
Surgiam focos vários
Tons arco-íris
Abria-se o leque de várias cores
Chocante!




Professora Cristina (no centro) e suas alunas da EJA
Professora Maria Cristina de Mello Fernandes – EJA
Disciplina: Matemática
Projeto Ler e Escrever
Atividade: Produção de texto
Tema: A Matemática em minha vida

           
                       
Maria Beserra dos Santos                                          















                                                         Nélia Maria Pereira












Maria de Lourdes Conceição Bisi                           











                                           Ana Lúcia Batista da Silva  




Dedicação e incentivo é a prática da nossa querida...
... Professora Cecília Aparecida Cocco