Pular para o conteúdo principal

HISTORICIAR

                                                             ÁFRICA DO SUL

                   A República da África do Sul é um dos 54 países do continente africano, situado no seu extremo meridional, na confluência dos oceanos Atlântico e Índico. Possui uma área de 1.219.090 quilômetros quadrados e uma população estimada, em meados de 2009, em 49 milhões de habitantes, com a seguinte composição: 12% de brancos; 8,5% de mestiços euro-africanos; 2,5% de asiáticos; e 77 de negros de diferentes grupos étnicos, distribuídos por nove províncias. Possui três capitais: a Executiva, Petrória; a Legislativa, Cidade do Cabo; e a Judiciária, Bloemfontein. Em suma um país com grande variedade de culturas, crenças e línguas. Em virtude dessa diversidade, a África do Sul costuma ser referida como a Nação Arco-Íris.
E o país mais desenvolvido de todo o continente africano, o que se deve, sobretudo, às extraordinárias reservas minerais em seu subsolo. Possui uma avançada infraestrutura industrial. É autossuficiente em produtos agrícolas. O país também possui importantes criações de bovinos, aves, caprinos e ovinos, além do grande desenvolvimento da pesca. Tudo sem contar a indústria do turismo, calcada, sobretudo, nos famosos safáris. Em suma, da mesma forma que o Brasil, é um país em franco desenvolvimento, com suas peculiaridades culturais e contrastes. No entanto, faz-se necessário destacar que sua história abrange passagens dolorosas. Falamos dos massacres de Sharpevilli e Soweto, do regime de apartação racial, da violência, do desemprego e da epidemia de AIDS. Para saber mais sobre esse País e sua história, acesse: www.brasilescola.com.


(Fonte: Revista do Professor Carta Fundamental, Edição de Fevereiro de 2010 – nº15)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo Nossa Escola
Ei, galera! Veja quanta coisa bacana acontece em nossa escola! São tantos os Projetos e atividades que envolvem, estimulam e divertem nossos alunos. Vale a pena conferir e participar!
·Projeto Xadrez – Professoras Nancy Ana Pavan e Márcia Thomazini ·Projeto Jornal – Professora Patrícia Nobre de Faria e Souza ·Projeto Jornal Mural Literário – Professora Adriana Maria Farol Carol ·Projeto As Mídias e as Ondas do Rádio – Professora Valéria Beatriz de Matos ·Projeto Monitores de Leitura – Professora Nancy Ana Pavan ·Projeto Mediadores de Leitura – Professor Leonardo Quintas ·Recuperação Paralela – Professora Magali Aparecida Mingareli Del Valle
Confiram as fotos!
PROJETO XADREZ





PROJETO MONITORES DE LEITURA









PROJETO JORNAL

Sequência Didática Cartas de leitor: Impressa ou via e-mail

O educador possui enorme responsabilidade atualmente em proporcionar ao educando acesso aos vários gêneros textuais. O educando precisa ser instrumentalizado para compreender a função social da escrita. É necessário salientar que o trabalho com vários gêneros textuais repertoria o aluno a compreender como os mesmos estão constituídos e em quais momentos serão utilizados. As desestabilizações oriundas desse percurso contribuem para a formação de leitores e escritores plenos. Sendo assim, a prática em sala de aula pressupõe o redimensionamento do currículo, o qual deve legitimar a problematização como fator essencial para a reflexão do educando. Propostas significativas possibilitam ao aluno uma mobilização interna para construir conhecimento. O grande desafio da Escola é mobilizar o educando para confrontar várias verdades, desenvolver a criticidade e abandonar hipóteses antes inquestionáveis. O aluno traz uma grande bagagem de experiências que não podem ser desconsideradas. Há a nece…
CONCURSO DE DESENHO  TEMA: AS OLIMPÍADAS DE 2012
A Professora Gislaine de Educação Física promoveu no mês de agosto o "Concurso Caça Talentos" para os alunos do Fundamental I, tendo como tema "As Olimpíadas de 2012". O Concurso foi o maior sucesso! Produções incríveis foram realizadas. No dia 23 do mesmo mês, fora realizada a premiação no anfiteatro da escola. Contamos com a presença de alunos, professores e de nossa Coordenadora Pedagógica Anete. A Equipe do Jornal do Queiroz também esteve lá prestigiando o evento.
Confiram os vencedores e suas produções! 
Classificação:
1ºs Anos 1º Lugar - Medalha de Ouro Matheus dos Santos (1º Ano A) 2º Lugar - Medalha de Prata Luiz Henrique Bertolo Ramos (1º Ano A) 3º Lugar - Medalha de Bronze Leonardo Fernandes Paulino da Silva (1º Ano A)


2ºs Anos 1º Lugar - Medalha de Ouro Daniel Pereira da Silva (2º Ano A) 2º Lugar - Medalha de Prata Vinicius H. Iogui dos Santos (2º Ano C) 3º Lugar - Medalha de Bronze Talita Daiely Oliveira Santos…