segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ESPAÇO GRÊMIO

          
             A  GALERA DO GRÊMIO PARABENIZA  OS VENCEDORES DO CONCURSO DE DESENHO " BANHEIRO IDEAL" .


















































































VENCEDORES DO CONCURSO DE POESIAS TEMA PRIMAVERA!





































ESPAÇO PROFESSOR





1 -  ALGUNS TRABALHOS, MARAVILHOSOS, 


DE NOSSOS ALUNOS FORAM PUBLICADOS 


NO JORNAL DE NOVEMBRO.


 ESSAS ATIVIDADES MERECEM ELOGIOS!


TEXTO COLETIVO 5ªA (2009)


CLAYTON 6ªB 


GIULIA 5ªB


VINÍCIUS 5ªB


ALUNOS DA PROFª NANCY

ESPAÇO PROFESSOR


(2)  Construção da régua de cálculo
Atividade realizada pela professora de matemática da EJA, Maria Cristina com a turma do 3ªA. Essa atividade foi enviada para a professora Celi Lopes que ministrou o curso “Educação Matemática para jovens e adultos”, realizado na CONAE.












 

ESPAÇO PROFESSOR


3- ”Nenhum outro pintor retratou mais o seu país, do que Candido Portinari. Por nascer em uma fazenda de café, Portinari deixou registrado em sua obra, toda sua vivência no campo. Um exemplo disso é a série dos espantalhos e, para homenageá-lo, a criamos  e experimentamos. Outro exemplo da riqueza cultural do nosso país é o folclore. Quem nunca ouviu as histórias do saci, da Yara, da mula-sem-cabeça?” (Todos estavam na Feira do Livro!)


Professora Graça (Artes) e
8ªs séries A, B, C e D.


Sequência Didática Cartas de leitor: Impressa ou via e-mail




  O educador possui enorme responsabilidade atualmente em proporcionar ao educando acesso aos vários gêneros textuais. O educando precisa ser instrumentalizado para compreender a função social da escrita. É necessário salientar que o trabalho com vários gêneros textuais repertoria o aluno a compreender como os mesmos estão constituídos e em quais momentos serão utilizados. As desestabilizações oriundas desse percurso contribuem para a formação de leitores e escritores plenos. Sendo assim, a prática em sala de aula pressupõe o redimensionamento do currículo, o qual deve legitimar a problematização como fator essencial para a reflexão do educando. Propostas significativas possibilitam ao aluno uma mobilização interna para construir conhecimento. O grande desafio da Escola é mobilizar o educando para confrontar várias verdades, desenvolver a criticidade e abandonar hipóteses antes inquestionáveis. O aluno traz uma grande bagagem de experiências que não podem ser desconsideradas. Há a necessidade de se construir uma proposta curricular fundamentada na problematização, a qual, proporcionará a constituição do educando como sujeito, autor de suas próprias possibilidades. Para isso, é necessário aproximar o universo escolar dos interesses do educando e o “Programa Ler e Escrever,”através da Sequência Didática sobre carta impressa ou e-mail, possibilita ao aluno, a ampliação de conhecimentos sobre a esfera jornalística; além de incentivar a leitura de matérias jornalísticas de revistas infantis, inclusive, com discussão sobre as matérias apresentadas pelas mesmas. A sequência trouxe contribuições interessantes aos alunos, pois foram explorados os procedimentos de escrita como o  seu planejamento , a escrita propriamente dita , a revisão e a reescrita na produção da carta de leitor, possibilitando maiores conhecimentos das crianças sobre os objetos carta/e-mail.