quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PROGRAMA MINHA BIBLIOTECA

"A legislação brasileira diz que toda criança tem direito à educação. Mas a cidade de São Paulo foi além. Desde 2007, todas as crianças matriculadas no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino também têm o direito de formar a sua biblioteca pessoal e familiar. O projeto é inédito. Até então, obras de literatura chegavam apenas às bibliotecas das escola, mas nunca diretamente aos estudantes. [...]
O Minha Biblioteca é fruto de uma negociação inovadora com editoras, a partir de uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com Câmara Brasileira do Livro (CBL). A idéia é fazer de São Paulo uma cidade de leitores."




Nosso repórter Gustavo Rocha, da 4ª série A, entrevistou a Coordenadora do Ciclo I, Anete, a respeito dos livros recebidos. Confiram as informações:

Nas últimas duas semanas do mês de agosto, os alunos do Ciclo I e II do Queiroz receberam livros. Foram dois exemplares para cada aluno. A intenção é despertar nos alunos o hábito da leitura. Essa proposta é fruto do Programa Minha Biblioteca - SME. A distribuição para o Ciclo I está sendo realizada pela Professora Nancy. Já para o Ciclo II, contamos com a participação do Professor Leonardo, ambos profissionais da Sala de Leitura de nossa escola. Vale ressaltar que a galera está muito feliz com essa iniciativa! Então, divirtam-se!!!

ATUALIDADE: Paralimpíadas 2012

FIQUEM ANTENADOS!!!

PARALIMPÍADAS 


"Até sua última edição, em 2008, as Paralimpíadas, jogos esportivos envolvendo pessoas com algum tipo de deficiência, eram chamadas no Brasil de Paraolimpíadas. No entanto, em novembro do ano passado, durante o lançamento da logomarca dos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio, o nome dos jogos perdeu a letra “o” e passou a ser chamado de Paralimpíadas a pedido do Comitê Paralímpico Internacional.
A intenção foi igualar o nome ao uso de todos os outros países de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, onde já se usava o termo Paralimpíadas. Além disso, a palavra "olimpíadas" é referente à outra organização esportiva, o Comitê Olímpico Internacional.
A palavra vem do inglês "paralympic", que mistura o início do termo "paraplegic" e com o final de "olympics" para designar o atleta paralímpico."





As Paralimpíadas são o equivalente das Olimpíadas tradicionais, porém ocorre a participação somente de atletas com deficiências físicas e sensoriais (exemplos: amputações, cegueira e paralisia cerebral) e deficientes mentais. As modalidades são adaptadas (tempo, quadras, equipamentos, pistas) às necessidades físicas dos atletas. Estes jogos mostram que, apesar da deficiência física, estas pessoas conseguem se dedicar aos esportes em nível profissional. É um exemplo de integração e inclusão social e esportiva para os portadores de necessidades especiais. Os Jogos Paralímpicos são organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional com sede em Bonn (Alemanha).


Paralimpíadas 2012

Em 2012, os Jogos Paralímpicos ocorrerão em Londres (Inglaterra), entre os dias 29 de agosto (cerimônia de abertura) e 9 de setembro (cerimônia de encerramento). Haverá a participação de mais de cinco mil atletas (esperado) de 150 países (esperado), inclusive do Brasil. Vinte esportes estão no pragrama paraolímpico de 2012.


História 

As Paralimpídas foram organizadas pela primeira vez em 1960 e aconteceram na cidade de Roma. Organizada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), esta primeira edição teve competições dos seguintes esportes: esgrima, basquete, atletismo, tênis de mesa e arco-e-flecha. 
Na última edição, que ocorreu na cidade de Pequim em 2008, cerca de 4 mil atletas participaram. A China ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas (89 de ouro, 70 de prata e 52 de bronze).


Modalidades Esportivas Paralímpicas
Atletismo
- Basquete em cadeira de rodas
- Bocha
Ciclismo
- Esgrima em cadeira de rodas
- Futebol de 5 jogadores
- Futebol de 7 jogadores
- Goalball (para portadores de deficiência visual)
- Levantamento de peso
- Hipismo
Judô
- Natação
- Remo
- Rugbi em cadeira de rodas
- Tênis em cadeira de rodas
- Tênis de Mesa
- Tiro
- Tiro com arco
- Vela
Voleibol