Pular para o conteúdo principal

Vamos começar a falar sobre Intolerância!!!


Mas o que seria Intolerância????
Seria algum tipo de pré conceito???


       Segundo o Wiktionary, preconceito – ou “pré-conceito” – é um “conceito formado com base em julgamento próprio que exige tom depreciativo da diferença”, é uma “análise tendenciosa”, uma “discriminação provocativa”. Na verdade, existem diversas definições para preconceito, a maioria baseada na ideia de que se trata de “um juízo preconcebido” com “conotação negativa” “imposta pelo meio, época e educação”.


       Existem diversos tipos de preconceito no Brasil:
-contra negros, mulheres,  deficientes,homosessuais, obesos, nordestinos, adeptos de religiões afro-brasileiras, seguidores de religiões não-cristãs, Xenofobia é o medo de estrangeiros. Pessoas xenófobas normalmente tem preconceito contra estrangeiros e por pessoas de outras regiões.

Homofobia é o medo de homossexuais, travestis e transexuais.

Racismo é um termo usado para definir o preconceito contra grupos raciais (negros, judeus, índios etc) diferentes daquele a que pertence o sujeito.

Etaísmo é o preconceito baseado na idade, a discriminação por idade. O tipo mais comum de etaísmo é o preconceito contra idosos.

Machismo é a crença de que os seres humanos do sexo masculino são superiores aos do feminino. Alguns sociólogos e intelectuais classificam o machismo como preconceito contra a mulher.


Intolerância religiosa é um termo usado para definir tanto o preconceito contra religiões ou indivíduos filiados a determinadas religiões. É também utilizado para definir a discriminação contra ateus.
  
Islamofobia é aversão e preconceito contra o islã e os maometanos. A islamofobia cresceu de forma acentuada no Ocidente e em diversas regiões do planeta após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2 001 nos Estados Unidos.


Antissemitismo é palavra usada para designar o preconceito e a perseguição a judeus.


Gueto (palavra oriunda do italiano ghetto) é uma região ou bairro onde vivem os membros de um grupo étnico ou social. Um dos guetos mais conhecidos foi o de Varsóvia (Polônia), para onde foram removidos milhares de judeus.

Campo de concentração é uma espécie de centro de confinamento militar para onde são enviados opositores do regime, soldados estrangeiros e grupos sociais perseguidos (ou seja, também é resultado do preconceito). Um dos campos de concentração mais famosos é o de Auschwitz, na Polônia, onde morreram milhões de judeus.

Nazismo: doutrina política propagada pelo ex-ditador alemão Adolf Hitler que sustentava a ideia de superioridade da “raça” ariana (europeus brancos) sobre as demais “raças”. Os nazistas foram os maiores responsáveis pela perseguição e extermínio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Neonazismo: doutrina baseada nas ideias racistas nazistas. Seus seguidores propagam o ódio a diversos grupos, de judeus a homossexuais, de negros a comunistas. Existem movimentos neonazistas em diversas partes do mundo, inclusive na América Latina.

Skinheads: grupos neonazistas que propagam tanto as ideias de superioridade racial da “raça” branca quanto a violência contra judeus, negros, homossexuais, comunistas, hippies e imigrantes. Os skinheads são formados na maioria por jovens. No Brasil, os grupos mais conhecidos são o White Power e o Carecas do ABC.

Ku Klux Klan: grupo racista formado nos Estados Unidos logo após a Guerra de Secessão. Além de pregar a supremacia W.A.S.P (do branco, anglo-saxão e protestante), a Ku Klux Klan persegue negros, judeus e imigrantes. Hoje, esse ódio também é dirigidos aos islâmicos, católicos e homossexuais.

Apartheid: regime de segregação racial sul-africano. A palavra apartheid vem do africâner e significa separação. O apartheid dividia a população entre brancos e não-brancos (negros, indianos etc). As grandes vítimas eram justamente a maior parte da população: os negros. Brancos e negros não podiam frequentar juntos os mesmos banheiros públicos, ônibus, trens, piscinas e até praias. O sexo “inter-racial” era proibido.

Fonte de pesquisa: site curiosidades 
 escritor e filósofo francês Arthur Gobineau
Não devemos esquecer que toda forma de pré conceito e intolerância deve ser abolida!

Matéria pesquisada pelo aluno Caick OrlandiRomero 5 º ano A - Aluno Monitor



Comentários

Anônimo disse…
O PRECONCEITO CONTRA RELIGIÃO FOI O QUE NÓS MAIS ACHAMOS PRECONCEITOSO
Anônimo disse…
A gente acho muito interessante esses comentarios.

4B thalia e leticia.
Anônimo disse…
Eu achei o pior de todos o racismo,porque todos nós não somos iguais e as pessoas tem que entender isto.
KAREN 4B
Anônimo disse…
,na minha opinião o pior preconceito é o Machismo,porque não deveria existir preconceito contra mulheres porque é inaceitável

Nathaly
4°B
Anônimo disse…
eu não gostei muito da discriminação dos obesos por que eu sei o que é ser discriminado por ser gordo.

eu não gostei da discriminação do machismo por que todas as mulheres tem o seu direitos.

camilly
kamilla
4b
Anônimo disse…
NÓS ACHAMOS O PRECONCEITO CONTRA HOMOSSEXUAL MAIS INTOLERANTE PORQUE TEM MUITA GENTE ASSIM ENTÃO NÃO DEVEMOS JUAGR O LIVRO PELA CAPA
Anônimo disse…
professora eu achei que a pior intolerância é a dos negros porque somos todos iguais (Gabriel G.)

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos economizar Água!!!!

A equipe de alunos monitores está empenhada na campanha para economia de água!!!! Como economizar água Ei galera vamos economizar água tipo: não cantar no banho, mante a torneira fechada enquanto escovar os dentes e lavar o carro com balde etc. É serio a situação aqui no Brasil tá critica.                  Alison 5ºA Como economizar água                                                                                     -quando estiver escovando os dentes manter a torneira fechada -quando estiver ensaboando, desligar o chuveiro Agora vamos reutilizar a água -capitação de água da chuva para lavar o quintal em baldes de água Aluno Pablo 5º ano A A crise da água que estamos vivendo no Brasil é  muito crítica vamos colocar em prática algumas maneiras de economizar água, que é  muito importante  na vida de qualquer pessoa. São hábitos que devemos ter desde sempre, agora podemos fazer a diferença!!!!! Aluna Rayane 5ºA

SAAI DO QUEIROZ FILHO - TRABALHO DE GRANDE ORGULHO

EMEF PROFESSOR QUEIROZ FILHO SALA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO – SAAI “É necessário compreendermos que a Inclusão é para todos nós... Construir um Mundo Inclusivo significa disposição para mudanças: internas, sofridas e necessárias. Para sermos inclusivos precisamos resgatar um lado nosso mais humano, menos máquina, mais solidário, menos competitivo e mais cooperativo... Precisamos tomar consciência de que todos somos Diferentes, e que apenas sendo Diferentes somos singulares e especiais...”  (Maria Cecília Ballaben Stegun) A Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – SAAI – da EMEF Professor Queiroz Filho é destinada ao atendimento educacional em caráter complementar ou suplementar às atividades escolares aos educandos que dele necessitem, a partir de um trabalho articulado entre os educadores da unidade escolar e os professores responsáveis pela SAAI, por meio de atuação colaborativa. Atendemos alunos com deficiência que tem impedimento de longo

Luau - EJA

Luau com os alunos e professores da EJA - POESIA, CONTOS E MÚSICA!!!