Pular para o conteúdo principal

ATUALIDADE: Paralimpíadas 2012

FIQUEM ANTENADOS!!!

PARALIMPÍADAS 


"Até sua última edição, em 2008, as Paralimpíadas, jogos esportivos envolvendo pessoas com algum tipo de deficiência, eram chamadas no Brasil de Paraolimpíadas. No entanto, em novembro do ano passado, durante o lançamento da logomarca dos Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio, o nome dos jogos perdeu a letra “o” e passou a ser chamado de Paralimpíadas a pedido do Comitê Paralímpico Internacional.
A intenção foi igualar o nome ao uso de todos os outros países de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, onde já se usava o termo Paralimpíadas. Além disso, a palavra "olimpíadas" é referente à outra organização esportiva, o Comitê Olímpico Internacional.
A palavra vem do inglês "paralympic", que mistura o início do termo "paraplegic" e com o final de "olympics" para designar o atleta paralímpico."





As Paralimpíadas são o equivalente das Olimpíadas tradicionais, porém ocorre a participação somente de atletas com deficiências físicas e sensoriais (exemplos: amputações, cegueira e paralisia cerebral) e deficientes mentais. As modalidades são adaptadas (tempo, quadras, equipamentos, pistas) às necessidades físicas dos atletas. Estes jogos mostram que, apesar da deficiência física, estas pessoas conseguem se dedicar aos esportes em nível profissional. É um exemplo de integração e inclusão social e esportiva para os portadores de necessidades especiais. Os Jogos Paralímpicos são organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional com sede em Bonn (Alemanha).


Paralimpíadas 2012

Em 2012, os Jogos Paralímpicos ocorrerão em Londres (Inglaterra), entre os dias 29 de agosto (cerimônia de abertura) e 9 de setembro (cerimônia de encerramento). Haverá a participação de mais de cinco mil atletas (esperado) de 150 países (esperado), inclusive do Brasil. Vinte esportes estão no pragrama paraolímpico de 2012.


História 

As Paralimpídas foram organizadas pela primeira vez em 1960 e aconteceram na cidade de Roma. Organizada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), esta primeira edição teve competições dos seguintes esportes: esgrima, basquete, atletismo, tênis de mesa e arco-e-flecha. 
Na última edição, que ocorreu na cidade de Pequim em 2008, cerca de 4 mil atletas participaram. A China ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas (89 de ouro, 70 de prata e 52 de bronze).


Modalidades Esportivas Paralímpicas
Atletismo
- Basquete em cadeira de rodas
- Bocha
Ciclismo
- Esgrima em cadeira de rodas
- Futebol de 5 jogadores
- Futebol de 7 jogadores
- Goalball (para portadores de deficiência visual)
- Levantamento de peso
- Hipismo
Judô
- Natação
- Remo
- Rugbi em cadeira de rodas
- Tênis em cadeira de rodas
- Tênis de Mesa
- Tiro
- Tiro com arco
- Vela
Voleibol

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos economizar Água!!!!

A equipe de alunos monitores está empenhada na campanha para economia de água!!!! Como economizar água Ei galera vamos economizar água tipo: não cantar no banho, mante a torneira fechada enquanto escovar os dentes e lavar o carro com balde etc. É serio a situação aqui no Brasil tá critica.                  Alison 5ºA Como economizar água                                                                                     -quando estiver escovando os dentes manter a torneira fechada -quando estiver ensaboando, desligar o chuveiro Agora vamos reutilizar a água -capitação de água da chuva para lavar o quintal em baldes de água Aluno Pablo 5º ano A A crise da água que estamos vivendo no Brasil é  muito crítica vamos colocar em prática algumas maneiras de economizar água, que é  muito importante  na vida de qualquer pessoa. São hábitos que devemos ter desde sempre, agora podemos fazer a diferença!!!!! Aluna Rayane 5ºA

SAAI DO QUEIROZ FILHO - TRABALHO DE GRANDE ORGULHO

EMEF PROFESSOR QUEIROZ FILHO SALA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO – SAAI “É necessário compreendermos que a Inclusão é para todos nós... Construir um Mundo Inclusivo significa disposição para mudanças: internas, sofridas e necessárias. Para sermos inclusivos precisamos resgatar um lado nosso mais humano, menos máquina, mais solidário, menos competitivo e mais cooperativo... Precisamos tomar consciência de que todos somos Diferentes, e que apenas sendo Diferentes somos singulares e especiais...”  (Maria Cecília Ballaben Stegun) A Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – SAAI – da EMEF Professor Queiroz Filho é destinada ao atendimento educacional em caráter complementar ou suplementar às atividades escolares aos educandos que dele necessitem, a partir de um trabalho articulado entre os educadores da unidade escolar e os professores responsáveis pela SAAI, por meio de atuação colaborativa. Atendemos alunos com deficiência que tem impedimento de longo

Luau - EJA

Luau com os alunos e professores da EJA - POESIA, CONTOS E MÚSICA!!!