Pular para o conteúdo principal

Projeto Cantigas

CANTIGAS E BRINCADEIRAS CANTADAS

  As cantigas de roda geralmente acompanham as brincadeiras transmitidas de geração a geração e, atualmente, têm na escola um importante espaço de difusão. Segundo Câmara Cascudo, apresentam melodias e coreografias simples, reunindo os participantes, de mãos dadas, em roda, embora haja também variações, como os brinquedos de roda assentada, de fileira, de marcha, de palmas, de pegar e de esconder.

    No dia a dia, o que se verifica é que a letra de uma mescla-se à letra de outra, originando as mais curiosas variações, resultantes da inconsistência com que são cantadas. O Projeto Cantigas trouxe a oportunidade de nossos alunos construírem conhecimento brincando com as rimas e melodias, o que se tornou muito significativo para todos.
Professoras:
Helena (2ºA); Neiva (2ºB); Rosana (2ºC)












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo Nossa Escola
Ei, galera! Veja quanta coisa bacana acontece em nossa escola! São tantos os Projetos e atividades que envolvem, estimulam e divertem nossos alunos. Vale a pena conferir e participar!
·Projeto Xadrez – Professoras Nancy Ana Pavan e Márcia Thomazini ·Projeto Jornal – Professora Patrícia Nobre de Faria e Souza ·Projeto Jornal Mural Literário – Professora Adriana Maria Farol Carol ·Projeto As Mídias e as Ondas do Rádio – Professora Valéria Beatriz de Matos ·Projeto Monitores de Leitura – Professora Nancy Ana Pavan ·Projeto Mediadores de Leitura – Professor Leonardo Quintas ·Recuperação Paralela – Professora Magali Aparecida Mingareli Del Valle
Confiram as fotos!
PROJETO XADREZ





PROJETO MONITORES DE LEITURA









PROJETO JORNAL

Sequência Didática Cartas de leitor: Impressa ou via e-mail

O educador possui enorme responsabilidade atualmente em proporcionar ao educando acesso aos vários gêneros textuais. O educando precisa ser instrumentalizado para compreender a função social da escrita. É necessário salientar que o trabalho com vários gêneros textuais repertoria o aluno a compreender como os mesmos estão constituídos e em quais momentos serão utilizados. As desestabilizações oriundas desse percurso contribuem para a formação de leitores e escritores plenos. Sendo assim, a prática em sala de aula pressupõe o redimensionamento do currículo, o qual deve legitimar a problematização como fator essencial para a reflexão do educando. Propostas significativas possibilitam ao aluno uma mobilização interna para construir conhecimento. O grande desafio da Escola é mobilizar o educando para confrontar várias verdades, desenvolver a criticidade e abandonar hipóteses antes inquestionáveis. O aluno traz uma grande bagagem de experiências que não podem ser desconsideradas. Há a nece…
CONCURSO DE DESENHO  TEMA: AS OLIMPÍADAS DE 2012
A Professora Gislaine de Educação Física promoveu no mês de agosto o "Concurso Caça Talentos" para os alunos do Fundamental I, tendo como tema "As Olimpíadas de 2012". O Concurso foi o maior sucesso! Produções incríveis foram realizadas. No dia 23 do mesmo mês, fora realizada a premiação no anfiteatro da escola. Contamos com a presença de alunos, professores e de nossa Coordenadora Pedagógica Anete. A Equipe do Jornal do Queiroz também esteve lá prestigiando o evento.
Confiram os vencedores e suas produções! 
Classificação:
1ºs Anos 1º Lugar - Medalha de Ouro Matheus dos Santos (1º Ano A) 2º Lugar - Medalha de Prata Luiz Henrique Bertolo Ramos (1º Ano A) 3º Lugar - Medalha de Bronze Leonardo Fernandes Paulino da Silva (1º Ano A)


2ºs Anos 1º Lugar - Medalha de Ouro Daniel Pereira da Silva (2º Ano A) 2º Lugar - Medalha de Prata Vinicius H. Iogui dos Santos (2º Ano C) 3º Lugar - Medalha de Bronze Talita Daiely Oliveira Santos…