Pular para o conteúdo principal
Mês de Junho
Mês de Festa Junina
Origem e História da Festa Junina


Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festas juninas.

Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.

Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.

Assim, passou a ser uma comemoração da igreja católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.

Os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldade em se adaptar às festas juninas, pois são muito parecidas com as de suas culturas.

Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região, as comemorações são bem acirradas – duram um mês, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Além disso, proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus Estados, aumentando as rendas da região.

Com o passar dos anos, as festas juninas ganharam outros símbolos característicos. Como é realizada num mês mais frio, enormes fogueiras passaram a ser acesas para que as pessoas se aquecessem em seu redor. Várias brincadeiras entraram para a festa, como o pau de sebo, o correio elegante, os fogos de artifício, o casamento na roça, entre outros, com o intuito de animar ainda mais a festividade.

As comidas típicas dessa festa tornaram-se presentes em razão das boas colheitas na safra de milho. Com esse cereal são desenvolvidas várias receitas, como bolos, caldos, pamonhas, bolinhos fritos, curau, pipoca, milho cozido, canjica, dentre outros.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


Contribuição: Equipe do Jornal do Queiroz

Produção do aluno Daniel, Professora Helena - 2º Ano A

Produção da aluna Alice, Professora Gislaine - 4º Ano D

Comentários

Anônimo disse…
Esse Blog é um dos melhores Blogs que existem!!!
Parabéns a todos que participam do Blog!!!!
Anônimo disse…
Esse BLOG é muito bacana!!!
Contém tantas curiosidades que eu visito o BLOG toda semana!!!
Parabéns a todos que participam deste BLOG, desde os alunos até os professores!!
Parabéns!!!!
Anônimo disse…
Esse BLOG é muito bacana!!!
Contém tantas curiosidades que eu visito o BLOG toda semana!!!
Parabéns a todos que participam deste BLOG, desde os alunos até os professores!!
Parabéns!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo Nossa Escola
Ei, galera! Veja quanta coisa bacana acontece em nossa escola! São tantos os Projetos e atividades que envolvem, estimulam e divertem nossos alunos. Vale a pena conferir e participar!
·Projeto Xadrez – Professoras Nancy Ana Pavan e Márcia Thomazini ·Projeto Jornal – Professora Patrícia Nobre de Faria e Souza ·Projeto Jornal Mural Literário – Professora Adriana Maria Farol Carol ·Projeto As Mídias e as Ondas do Rádio – Professora Valéria Beatriz de Matos ·Projeto Monitores de Leitura – Professora Nancy Ana Pavan ·Projeto Mediadores de Leitura – Professor Leonardo Quintas ·Recuperação Paralela – Professora Magali Aparecida Mingareli Del Valle
Confiram as fotos!
PROJETO XADREZ





PROJETO MONITORES DE LEITURA









PROJETO JORNAL

Projeto Recreio Lúdico

A professora Gislaine Oliveira e os monitores (alunos do 5º ao 9º ano) dão continuidade ao Projeto Recreio Lúdico.
Além de oferecer brincadeiras diversas e atividades lúdicas mais adequadas ao espaço e ao momento do recreio, a proposta é proporcionar um ambiente mais saudável, desenvolvendo nos alunos valores, como o respeito e a solidariedade. A interação e a integração entre os alunos que compartilham este momento de descontração possibilitam que o aluno se socialize de maneira livre, porém, mais consciente.
Se você tiver interesse em fazer parte desse grupo divertido, entre em contato com a professora Gislaine Oliveira, responsável pelo projeto.










CONCURSO DE DESENHO  TEMA: AS OLIMPÍADAS DE 2012
A Professora Gislaine de Educação Física promoveu no mês de agosto o "Concurso Caça Talentos" para os alunos do Fundamental I, tendo como tema "As Olimpíadas de 2012". O Concurso foi o maior sucesso! Produções incríveis foram realizadas. No dia 23 do mesmo mês, fora realizada a premiação no anfiteatro da escola. Contamos com a presença de alunos, professores e de nossa Coordenadora Pedagógica Anete. A Equipe do Jornal do Queiroz também esteve lá prestigiando o evento.
Confiram os vencedores e suas produções! 
Classificação:
1ºs Anos 1º Lugar - Medalha de Ouro Matheus dos Santos (1º Ano A) 2º Lugar - Medalha de Prata Luiz Henrique Bertolo Ramos (1º Ano A) 3º Lugar - Medalha de Bronze Leonardo Fernandes Paulino da Silva (1º Ano A)


2ºs Anos 1º Lugar - Medalha de Ouro Daniel Pereira da Silva (2º Ano A) 2º Lugar - Medalha de Prata Vinicius H. Iogui dos Santos (2º Ano C) 3º Lugar - Medalha de Bronze Talita Daiely Oliveira Santos…