Pular para o conteúdo principal

              O que é Bullying?

Bullying é uma situação caracterizada por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo “ameaçar, intimidar”.
Grande parte das pessoas confunde ou tende a interpretar o bullying simplesmente como a prática de atribuir apelidos pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto escolar. No entanto, tal conceito é mais amplo. O bullying é algo agressivo e negativo, executado repetidamente e ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Desta forma, este comportamento pode ocorrer em vários ambientes, além da escola: em universidades, no trabalho ou até mesmo entre vizinhos.
Basicamente, a prática do bullying se concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, geralmente mais acomodadas, passivas ou que não possuem condições de exercer o poder sobre alguém ou sobre um grupo. Em outras palavras, é uma forma de abuso psicológico, físico e social.
No ambiente de trabalho, a intimidação regular e persistente que atinge a integridade e a confiança da vítima é caracterizada como bullying. Entre vizinhos, tal prática é identificada quando alguns moradores possuem atitudes propositais e sistemáticas com o fim de atrapalhar e incomodar os outros.
Falando especificamente do ambiente escolar, grande parte das agressões é psicológica, ocasionada principalmente pelo uso negativo de apelidos e expressões pejorativas criados para humilhar os colegas. O papel da escola é informar aos professores e alunos o que é e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática – “prevenir é o melhor remédio”. A atuação dos professores também é fundamental. Há uma série de atividades que podem ser feitas em sala de aula para falar desse problema com os alunos. Pode ser tema de redação, de pesquisa, teatro etc. É só usar a criatividade para tratar do assunto.
Claro que não se pode banir as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. O que a escola precisa é distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. Ao perceber o bullying, o professor deve corrigir o aluno. Em casos de violência física, a escola deve tomar as medidas devidas, sempre envolvendo os pais. Bullying só se resolve com o envolvimento de toda a escola - direção, docentes e aluno - e a família.


                                              Vinicius Jesus de Souza -  7º Ano A 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos economizar Água!!!!

A equipe de alunos monitores está empenhada na campanha para economia de água!!!! Como economizar água Ei galera vamos economizar água tipo: não cantar no banho, mante a torneira fechada enquanto escovar os dentes e lavar o carro com balde etc. É serio a situação aqui no Brasil tá critica.                  Alison 5ºA Como economizar água                                                                                     -quando estiver escovando os dentes manter a torneira fechada -quando estiver ensaboando, desligar o chuveiro Agora vamos reutilizar a água -capitação de água da chuva para lavar o quintal em baldes de água Aluno Pablo 5º ano A A crise da água que estamos vivendo no Brasil é  muito crítica vamos colocar em prática algumas maneiras de economizar água, que é  muito importante  na vida de qualquer pessoa. São hábitos que devemos ter desde sempre, agora podemos fazer a diferença!!!!! Aluna Rayane 5ºA

SAAI DO QUEIROZ FILHO - TRABALHO DE GRANDE ORGULHO

EMEF PROFESSOR QUEIROZ FILHO SALA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO À INCLUSÃO – SAAI “É necessário compreendermos que a Inclusão é para todos nós... Construir um Mundo Inclusivo significa disposição para mudanças: internas, sofridas e necessárias. Para sermos inclusivos precisamos resgatar um lado nosso mais humano, menos máquina, mais solidário, menos competitivo e mais cooperativo... Precisamos tomar consciência de que todos somos Diferentes, e que apenas sendo Diferentes somos singulares e especiais...”  (Maria Cecília Ballaben Stegun) A Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – SAAI – da EMEF Professor Queiroz Filho é destinada ao atendimento educacional em caráter complementar ou suplementar às atividades escolares aos educandos que dele necessitem, a partir de um trabalho articulado entre os educadores da unidade escolar e os professores responsáveis pela SAAI, por meio de atuação colaborativa. Atendemos alunos com deficiência que tem impedimento de longo

Luau - EJA

Luau com os alunos e professores da EJA - POESIA, CONTOS E MÚSICA!!!