Pular para o conteúdo principal

Sequência Didática Cartas de leitor: Impressa ou via e-mail




  O educador possui enorme responsabilidade atualmente em proporcionar ao educando acesso aos vários gêneros textuais. O educando precisa ser instrumentalizado para compreender a função social da escrita. É necessário salientar que o trabalho com vários gêneros textuais repertoria o aluno a compreender como os mesmos estão constituídos e em quais momentos serão utilizados. As desestabilizações oriundas desse percurso contribuem para a formação de leitores e escritores plenos. Sendo assim, a prática em sala de aula pressupõe o redimensionamento do currículo, o qual deve legitimar a problematização como fator essencial para a reflexão do educando. Propostas significativas possibilitam ao aluno uma mobilização interna para construir conhecimento. O grande desafio da Escola é mobilizar o educando para confrontar várias verdades, desenvolver a criticidade e abandonar hipóteses antes inquestionáveis. O aluno traz uma grande bagagem de experiências que não podem ser desconsideradas. Há a necessidade de se construir uma proposta curricular fundamentada na problematização, a qual, proporcionará a constituição do educando como sujeito, autor de suas próprias possibilidades. Para isso, é necessário aproximar o universo escolar dos interesses do educando e o “Programa Ler e Escrever,”através da Sequência Didática sobre carta impressa ou e-mail, possibilita ao aluno, a ampliação de conhecimentos sobre a esfera jornalística; além de incentivar a leitura de matérias jornalísticas de revistas infantis, inclusive, com discussão sobre as matérias apresentadas pelas mesmas. A sequência trouxe contribuições interessantes aos alunos, pois foram explorados os procedimentos de escrita como o  seu planejamento , a escrita propriamente dita , a revisão e a reescrita na produção da carta de leitor, possibilitando maiores conhecimentos das crianças sobre os objetos carta/e-mail. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos economizar Água!!!!

A equipe de alunos monitores está empenhada na campanha para economia de água!!!! Como economizar água Ei galera vamos economizar água tipo: não cantar no banho, mante a torneira fechada enquanto escovar os dentes e lavar o carro com balde etc. É serio a situação aqui no Brasil tá critica.                  Alison 5ºA Como economizar água                                                                                     -quando estiver escovando os dentes manter a torneira fechada -quando esti...

Vamos começar a falar sobre Intolerância!!!

Mas o que seria Intolerância???? Seria algum tipo de pré conceito???        Segundo o Wiktionary, preconceito – ou “pré-conceito” – é um “conceito formado com base em julgamento próprio que exige tom depreciativo da diferença”, é uma “análise tendenciosa”, uma “discriminação provocativa”. Na verdade, existem diversas definições para preconceito, a maioria baseada na ideia de que se trata de “um juízo preconcebido” com “conotação negativa” “imposta pelo meio, época e educação”.        Existem diversos tipos de preconceito no Brasil: -contra negros , mulheres ,  deficiente s, homosessuais,   obesos , nordestinos , adeptos de religiões afro-brasileiras , seguidores de religiões não-cristãs, Xenofobia é o medo de estrangeiros . Pessoas xenófobas normalmente tem preconceito contra estrangeiros e por pessoas de outras regiões. Homofobia é o medo de homossexuais, travestis e transexuais. Racismo é um termo usado para defini...
CONCURSO DE DESENHO  TEMA: AS OLIMPÍADAS DE 2012 A Professora Gislaine de Educação Física promoveu no mês de agosto o "Concurso Caça Talentos" para os alunos do Fundamental I, tendo como tema "As Olimpíadas de 2012". O Concurso foi o maior sucesso! Produções incríveis foram realizadas. No dia 23 do mesmo mês, fora realizada a premiação no anfiteatro da escola. Contamos com a presença de alunos, professores e de nossa Coordenadora Pedagógica Anete. A Equipe do Jornal do Queiroz também esteve lá prestigiando o evento. Confiram os vencedores e suas produções!  Classificação: 1ºs Anos 1º Lugar - Medalha de Ouro Matheus dos Santos (1º Ano A) 2º Lugar - Medalha de Prata Luiz Henrique Bertolo Ramos (1º Ano A) 3º Lugar - Medalha de Bronze Leonardo Fernandes Paulino da Silva (1º Ano A) 2ºs Anos 1º Lugar - Medalha de Ouro Daniel Pereira da Silva (2º Ano A) 2º Lugar - Medalha de Prata Vinicius H. Iogui dos Santos (2º Ano C) ...